Declaração de IRPF 2018

A Receita Federal deve disponibilizar o programa para preenchimento da declaração de IRPF 2018, referente ao exercício de 2017, na última semana de fevereiro. Assim que for liberado informaremos.

Quem deve declarar o Imposto de Renda 2018:

Confira a seguir a relação dos principais perfis de contribuintes que devem fazer a declaração do IRPF 2018.

NOVAS EXIGÊNCIAS – CPF DE DEPENDENTES;

Receita Federal alterou a exigência de CPF para dependentes na declaração do IR. A informação do número do CPF passa a ser obrigatória para dependentes maiores de 8 anos.

A partir de 2019, o CPF será exigido para todos os dependentes, desde o nascimento.

Para dependentes que ainda não tenham CPF, o documento pode ser solicitado nas agências do Banco do Brasil, da Caixa ou dos Correios.

SEPARE A DECLARAÇÃO DO ANO PASSADO PARA CONSULTA;

A declaração anterior serve como base da nova declaração, para saber quais dados foram ou não alterados.

O programa da Receita permite importar as informações do arquivo da declaração anterior, poupando tempo e evitando erros no preenchimento. Caso tenha feito a declaração de IR em 2017, procure pelo arquivo salvo no seu computador ou impresso.

Caso não encontre a declaração, acesse o Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) e solicite uma segunda via. Também é possível solicitar uma versão impressa nas agências de atendimento da Receita.

Como funcionam as Deduções no IRPF 2018 para empregador doméstico:

Pode ser deduzido do seu Imposto de Renda as despesas com a contribuição à previdência social do empregado doméstico pago pelo empregador.

A dedução deve ser apurada somente sobre a parte do empregador (valores de INSS parte do empregador), conforme as regras da Receita Federal.

limite de abatimento da contribuição patronal da Previdência Social incidente sobre a remuneração do empregado doméstico na declaração do Imposto de Renda 2018, ano-base 2017, é de R$ 1.171,84. No ano passado esse limite foi de R$ 1.093,77.

Para optar pela dedução referente a contribuição à previdência social do empregado doméstico, é importante que os pagamentos mensais do Documento de Arrecadação do eSocial (DAE) estejam em dia. Além disso, a dedução é limitada a um empregado por CPF.

Plataforma de Gestão de Consentimento by Real Cookie Banner